Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Assunto "Analogias - Modelos"
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Item Construção do conhecimento por estudantes do ensino médio fundamentado em modelos analógicos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-06-29) Miranda, Antônio Rocha; Ramos, Ivo de Jesus; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; Ivo de Jesus Ramos; Leila Saddi Ortega; José Antônio Pinto; Elisângela Aparecida LopesEste estudo teve como propósito analisar de que forma os processos de ensino e de aprendizagem, mediados por modelos analógicos fundamentados em analogias, favorecem a construção de conhecimentos por estudantes do Ensino Médio, em particular, no conteúdo de Óptica Geométrica da Física. Ele se insere na linha IV – Práticas Educativas em Ciências e Tecnologia do Programa de PósGraduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e com procedimento metodológico de pesquisa-ação. Sustentou-se teoricamente na Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel (1982) e a Formação do Espírito Científico proposto por Bachelard (1996), mais especificamente nos obstáculos epistemológicos encontrados pelos estudantes no processo de aprendizagem em Ciências. Quatorze estudantes do Ensino Médio colaboraram com a pesquisa, participando de atividade desenvolvida por meio de uma sequência didática, com foco na construção de modelos analógicos, para representar os vícios de refração do olho humano (ametropias). Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários um pré e outro pós-atividade além das observações e registros realizados pelo pesquisador. Os resultados sinalizaram que a atividade proporcionou um melhor entendimento dos conceitos dos vícios refrativos da visão humana, ou seja, os modelos analógicos construídos pelos participantes contribuíram para a apropriação de conhecimento pelos estudantes.Item Implicações pedagógicas do uso de modelos analógicos no ensino de química para estudantes com deficiência visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-08) Schmidt, Núbia Silva; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Fátima de Cássia Oliveira Gomes; Adriana Gomes DickmanEssa dissertação aborda a análise das prováveis implicações pedagógicas do uso de modelos analógicos no contexto da Educação em Ciências para estudantes com deficiência visual da Educação Profissional Tecnológica. A análise foi realizada por meio de um modelo confeccionado a partir de uma analogia contemplada nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2018, 2019 e 2020, especificamente de um conteúdo para os quais estudantes com deficiência visual apresentavam dificuldades de aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa são quatro estudantes e um professor com deficiência visual do Ensino Médio da Educação Tecnológica. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: (1ª) identificação dos conteúdo de Química para os quais estudantes com deficiência visual apresentam dificuldades de aprendizagem; (2ª) análise estrutural das analogias e modelos usados como recurso de mediação didática no ensino de tópicos de conteúdo de Química, dos quais esses estudantes apresentariam dificuldades; (3ª) elaboração de modelos analógicos baseados nesses conteúdos de Química; (4ª) entrevista com o professor de Química com deficiência visual, mediada pela apresentação do modelo analógico confeccionado, (5ª) entrevistas com estudantes, mediadas pela apresentação do modelo analógico. Os resultados demonstraram que o uso do modelo analógico é um facilitador como recursos tátil, proporcionando aos estudantes assimilar conceitos científicos. A pesquisa também revelou a carência do uso de modelos analógicos no ensino de Química para estudantes com deficiência visual.Item Potencialidades e limitações pedagógicas no uso de modelos analógicos para o ensino de estequiometria na educação tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-16) Assis, Luciana Paula de; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Terezinha Ribeiro Alvim; Marcel Thiago DamascenoEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, apresenta os resultados de uma investigação que analisou analogias e modelos no contexto da estequiometria química. A questão de pesquisa orientadora foi: quais as potencialidades e limitações pedagógicas de modelos analógicos concebidos para o ensino de Química, no contexto da estequiometria, a partir das percepções de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Dentro da perspectiva da Teoria do Mapeamento Estrutural (TME), concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, com foco nas correspondências de relações entre um domínio base, conhecido, e outro domínio alvo, desconhecido. Os modelos foram concebidos como representações parciais das entidades de interesse científicos desenvolvidos com objetivos pedagógicos específicos. Diante disso, o estudo investigou aspectos dos processos de criação, desenvolvimento e apropriação de modelos fundamentados em analogias para o ensino de estequiometria no contexto da Educação Tecnológica, e analisou a percepção de professores da EPTNM a respeito das potencialidades e limitações desses recursos mediacionais em eventuais situações de uso. Para isso, a pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa, com o objetivo de um estudo exploratório, envolveu um Estudo de Caso e foi desenvolvida em três etapas: (i) Análise do potencial analógico das comparações no contexto da estequiometria presentes nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018, por meio de mapeamentos estruturais; (ii) Elaboração de um modelo analógico, a partir de analogias estruturalmente consistentes, sistemáticas e pragmáticas; (iii) Apresentação dos modelos analógicos para professores de Química da formação geral e técnica da EPTNM, do CEFET-MG, por meio de grupos focais. Na primeira etapa foram identificados 19 recursos distintos adotados como comparações pelos autores dos livros didáticos, destas, 16 foram classificadas de acordo com a TME: 11 analogias, 4 abstrações e 1 metáfora relacional. Apenas 3 foram classificadas em outras categorias: 1 categoria emergente (comparação por contraste), 1 modelo convencional e 1 modelo analógico, em função do não enquadramento de suas características em nenhum dos outros tipos de comparação previstos pelo referencial teórico. Na segunda etapa, uma comparação consistente, sistemática e pragmática inspirou a elaboração do modelo analógico “balança de equações” com o objetivo de representar uma equação química a partir da analogia com uma balança de dois pratos. Por fim, modelos analógicos e convencionais foram analisados por professores da EPTNM que identificaram potencialidades e limitações nos seus usos. Apesar dos docentes não relacionarem de forma direta como o uso de modelos pode contribuir para uma Educação Tecnológica, destacamos nas falas dos participantes, independente das limitações identificadas, que os modelos se constituem uma ferramenta de ensino vantajosa para representar entidades de interesse científico, bem como, para facilitar a aplicabilidade de conceitos e procedimentos profissionais e do cotidiano dos estudantes.