Mestrado em Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Administração por Assunto "Administração pública"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Domínio de Critérios Político-Partidários sobre as Nomeações dos Cargos de Confiança: um estudo da rede dos profissionais comissionados da Administração Direta do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-30) Sousa Junior, Fernando José de; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Raad, Lucélia Viviane Vaz; http://lattes.cnpq.br/6056715886520542; http://lattes.cnpq.br/2642488704355833; http://lattes.cnpq.br/2469389608860234; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Raad, Lucélia Viviane Vaz; Oliveira, Kamila Pagel de; Ribeiro, Lívia Maria de PáduaAs dinâmicas dos processos de nomeações para cargos comissionados no setor público suscitam indagações acerca dos critérios empregados na seleção dos profissionais contratados. Além disso, surgem questões que têm potencial para impactar os mecanismos de controle internos, considerando elementos ligados à governança e à governabilidade no contexto da administração pública. É importante notar que uma das expectativas difundidas nas análises sobre as nomeações para os cargos de confiança da burocracia sugere o domínio de critérios partidários. O objetivo deste estudo consiste em investigar se há diferenças significativas entre indivíduos que possuem afiliação partidária, com ênfase na influência conferida pela sua posição dentro da rede social composta pelos funcionários comissionados do Estado de Minas Gerais. Isso inclui uma análise complementar do processo de nomeação no setor público, examinando os critérios de seleção e suas repercussões nos mecanismos de controle internos e na eficácia da governança da administração pública. Para isso, os indivíduos na rede formada pelos comissionados lotados em cargos do “Grupo de Direção e Assessoramento da Administração Direta do Poder Executivo – DAD” foram identificados de acordo com a localização e o nível hierárquico que ocupam na estrutura orgânica do Estado de Minas Gerais. As conexões entre esses agentes foram definidas de acordo com os órgãos e secretarias em que trabalharam simultaneamente. A análise deste trabalho concentrou-se nos tipos e níveis de poder partidário ao longo do tempo, com base na identificação dos indivíduos registrados em partidos políticos. Para isso, consideraram-se as medidas de centralidade dos comissionados desta rede no período compreendido entre 2012 e 2021. Além disso, verificou-se a possibilidade de existirem fluxos ideologicamente orientados de acordo com as alternâncias de poder político-partidárias apresentadas no Estado. Foi adotada uma abordagem metodológica quantitativa com objetivo descritivo, utilizando ferramentas de análise de redes sociais. Os resultados revelaram que a simples filiação partidária dos comissionados nesta esfera da administração pública do Estado está associada a diferentes formas de poder na rede, como maior conectividade, influência e prestígio. No entanto, individualmente, a afiliação ao partido de situação ou a um espectro ideológico mais representativo não demonstrou ter uma importância significativa na distribuição de poder relacionada à posição desses comissionados na rede, embora em certos períodos seja possível observar alguma similaridade ideológica entre o partido de situação e os grupos partidários mais representativos. É importante destacar que os resultados desta pesquisa servem como base instrumental para que a administração pública possa desenvolver controles e mitigar a possibilidade de atender a interesses individuais em detrimento dos interesses sociais, caso haja intenção de alterar a melhor decisão a ser tomada. Além disso, este estudo contribui para aqueles envolvidos nos desafios enfrentados nas esferas governamentais.Item O gerenciador de maturidade íris como suporte a processos decisórios em uma instituição pública(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-07-31) Oliveira, Marcos Lins; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/5082126680289562; Mendonça, Fabrício Molica de; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Saulo Bárbara deEste estudo teve como objetivo geral implantar a Ferramenta Gerenciadora de Maturidade de Processos Íris, que articula os modelos 8 OMEGA ORCA e Balanced Scorecard (BSC), para auxiliar na tomada de decisão dos gestores do CEFET-MG em relação aos objetivos estratégicos da Instituição e na busca pela melhoria contínua de seus processos. Por isso foi adotado o enfoque exploratório da natureza dos objetivos metodológicos, tendo a pesquisa-ação como insider, na modalidade de Desenvolvimento Organizacional, como estratégia de pesquisa. Os dados foram gerados a partir da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, de reuniões executivas com representante da alta direção e de questionário estruturado. Este questionário eletrônico de avaliação de maturidade dos processos foi respondido por 26 gestores e facilitadores designados pela Instituição para Gestão por Processos. Os resultados indicaram que sete dos nove elementos organizacionais avaliados encontram-se no estágio inicial de maturidade (níveis 1 a 3). Os elementos Comprometimento da Alta Direção e Organização e Estrutura alcançaram o nível intermediário 4. O nível de maturidade geral da Instituição é 3, classificado como Desenho, de acordo com a classificação do modelo. Metas para cada elemento foram traçadas para um período de cinco anos. As metas traçadas intencionam um nivelamento de todos os elementos e pilares organizacionais nos estágios intermediários, ao término do próximo ciclo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Após a análise das lacunas, o modelo apontou diretivas para a ação em relação aos pilares da estratégia, pessoas, processos e tecnologia. As diretivas podem contribuir para a definição dos objetivos estratégicos institucionais que serão desenvolvidos pela equipe de trabalho do PDI. Recomendou-se a utilização do Balanced Scorecard (BSC) para a gestão estratégica de longo prazo dos processos críticos da organização – segunda parte da ferramenta Íris – para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). O estudo validou a ferramenta Íris como uma alternativa viável para que outras instituições de ensino e órgãos da administração pública possam avaliar seus níveis de maturidade de processos e, a partir de planos de ações confiáveis, monitorar seu desempenho em direção à melhoria contínua.Item O sistema de informação de custos no setor público (SICSP): uma análise da percepção dos controllers e contadores públicos nas prefeituras mineiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-29) Gumier, Eliane Lucareli; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Raad, Lucélia Viviane Vaz; http://lattes.cnpq.br/6056715886520542; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/2690007287506639; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Raad, Lucélia Viviane Vaz; Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros; Avelar, Ewerton AlexO processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público proporcionou o surgimento de normas contábeis brasileiras direcionadas à esfera pública, uma das quais objeto deste estudo, a NBC T 16.11. Esta norma trata da implantação e utilização do Sistema de Informação de Custos no Setor Público (SICSP) e vem evidenciar a necessidade da informação de custos para promover a transparência, apoiar o processo de tomada de decisão e realizar uma adequada prestação de contas. Dada a importância da NBC T 16.11, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos controllers e contadores públicos sobre a implantação e o uso do SICSP nas prefeituras municipais de Minas Gerais. Para tanto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar os controllers e contadores públicos; 2) identificar o perfil dos municípios quanto à implantação e à utilização do SICSP; 3) investigar a percepção dos controllers e contadores públicos quanto à utilidade do SICSP no processo decisório; 4) analisar se existem relações entre o porte do município e o grau de dificuldade de implantação/utilização do SICSP considerando os recursos materiais e humanos; e 5) analisar se existem relações entre o porte do município e o grau de utilidade do SICSP no processo decisório. A fim de atingir os objetivos desta pesquisa foi enviado um questionário a cada uma das 853 prefeituras mineiras, sendo que foram respondidos 106 questionários. A metodologia de pesquisa utilizada foi fundamentada em uma abordagem quantitativa com o emprego da estatística descritiva, do Teste t-Student e da correlação de Pearson para o tratamento dos dados. Os resultados demonstraram que ainda nenhuma prefeitura implantou o SICSP de forma plena. A análise descritiva demonstrou que o grau de dificuldade para implantação/utilização do SICSP no que se refere à quantidade e à qualificação do pessoal foi significativo. A maioria dos controllers e contadores públicos percebem a importância da utilidade do SICSP no processo decisório, reconhecendo como muito útil ou útil. Isto demonstra que há uma conscientização de que o SICSP é relevante no processo decisório pelos profissionais, o que pode favorecer a implantação no futuro. Verificou-se a existência da relação entre o porte do município com o grau de utilidade das informações de custos como instrumento da tomada de decisões de escolhas econômicas, ou seja, municípios maiores entendem que o SICSP é muito útil neste processo e municípios menores tendem a reconhecer um grau menor de utilidade. Constatou-se que as prefeituras não estão estruturadas para cumprir com o que determina a NBC T 16.11 e que não há penalidades para o não cumprimento. Como pesquisas futuras sugere-se estudar outras variáveis (como indicadores de transparência e de efetividade da gestão municipal) e a sua relação com o SICSP. Além disto, recomenda-se realizar um estudo por meio de entrevistas para verificar se existe resistência das pessoas; descontinuidade devido à sucessão política através das eleições e barreiras em razão da rotatividade dos controllers e contadores públicos que muitas vezes não são servidores efetivos.Item Os Consórcios Públicos como Instrumento de Gestão de Resíduos Sólidos no Norte de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-31) Oliveira, Marina Ferreira Lapa de; Sá, Elisangela Martins de; http://lattes.cnpq.br/4686246805500174; http://lattes.cnpq.br/1953767857352262; Sá, Elisangela Martins de; Sanches Júnior, Paulo Fernandes; Mendonça, Fabrício Molica de; Campos, Magno SilvérioA sustentabilidade tem sido afetada pela forma que o consumo vem tomando ao longo dos anos, assim como a geração dos resíduos. A gestão inadequada dos resíduos sólidos urbanos pode gerar problemas ambientais e de saúde pública, por isso é uma área que apresenta desafios para os municípios. Para esses problemas, uma alternativa exequível é o consórcio público, conforme Lei 11.107/2005, pois é ajustável às exigências do cenário de saneamento básico que permeia o âmbito dos resíduos sólidos. O objetivo geral deste trabalho é analisar quais são as vantagens e as dificuldades na participação de municípios em consórcios para o manejo de resíduos sólidos urbanos no norte de Minas Gerais. O recorte escolhido para esta pesquisa é o consórcio CODANORTE, na região norte de Minas Gerais, composta por oitenta e nove municípios em que apenas três não são consorciados. A pesquisa consistiu, inicialmente, na realização de uma pesquisa bibliográfica de estudos publicados sobre o tema, na identificação dos consórcios públicos de resíduos implantados em Minas Gerais por meio da plataforma IDE-SISEMA e na realização de um comparativo percentual dos consórcios em Minas Gerais no período entre 2021, 2022 e 2023. Questionários foram aplicados em representantes dos municípios consorciados ao consórcio CODANORTE e aos não consorciados, atentando a aspectos da formação de consórcios públicos, gestão de resíduos, entre outros aspectos. Além disso, foram listados indicadores, com base na plataforma SINIR, de gestão de resíduos sólidos dos municípios do norte de Minas Gerais. Além disso, os tomadores de decisão dos municípios consorciados do norte de Minas Gerais indicaram as vantagens e dificuldades em se consorciar. Dezenove municípios consorciados ao CODANORTE contribuíram com esta pesquisa enviando respostas aos questionários enviados aos tomadores de decisão, bem como um município não consorciado também contribuiu com respostas ao questionário com base nos indicadores SINIR. Essas respostas dos tomadores de decisão indicam também as vantagens e desvantagens em se consorciar para realizarem a gestão de resíduos sólidos urbanos. Em análise às respostas, cabe citar os pontos relevantes identificados, foram citados, pela maioria dos respondentes, vantagens de se consorciar a participação em projetos ambientais e orientação e destinação adequada de RSU, assim como assessoria ambiental. Também foram citadas vantagens como rateio, redução dos custos e despesas para prestação de serviços que incidirão sobre o município, desburocratização, maior fluidez nos processos, criação do plano intermunicipal de gerenciamento de resíduos sólidos e a descentralização da prestação de serviços públicos. Entre as desvantagens, foram citadas questões políticas, bem como valor de rateio entre municípios, regionalização, recursos, educação ambiental, ações operacionais como o preenchimento de planilhas, coleta de itens como vidro, distância do município sede e segregação pelo porte das cidades em determinadas ações. Nove respondentes apontaram que não existem dificuldades ou disseram que todas são sanadas após alinhamento entre os tomadores de decisão. Além disso, foi citada a falta de coleta de alguns itens como litros de vidro, dentre outros. Quanto à destinação final de resíduos e logística reversa, 52,6% dos municípios respondentes indicaram que possuem métodos de coleta de resíduos especiais como pneus, óleos usados, lâmpadas, pilhas, baterias, materiais de construção civil e materiais volumosos. Duas planilhas com dados coletados dos oitenta e nove municípios do norte de Minas Gerais disponíveis na plataforma SINIR foram analisadas e gerados minigráficos com comparação de indicadores e suas correlações. Desse modo, vantagens e desvantagens foram indicadas pelos tomadores de decisão municipal do norte de Minas Gerais em relação à gestão de resíduos por meio de consórcios públicos. Assim, a constante melhoria na gestão de processos e sistemas decisórios também deve ser ajustada para que se busque cada vez mais eficiência na gestão do serviço público.